Por Ted Cabal
Orígenes (185–254 d.C.) nasceu em Alexandria, Egito, filho de pais Cristãos. Devoto ao extremo, Orígenes dedicou sua vida à erudição Cristã. Buscando ser totalmente fiel à Bíblia e defendendo sua inspiração completa, ele trabalhou diligentemente como estudioso da Bíblia. Como um teólogo filosófico, no entanto, ele às vezes “viajou” em suas especulações (por exemplo, acreditando que o amor conquistador de Deus levará à salvação universal). Mais tarde, Orígenes sofreu tortura durante o reinado do imperador Décio e morreu alguns anos depois.
Orígenes produziu talvez a maior obra apologética Cristã dos primeiros séculos, Contra Celso. Celso, um filósofo pagão, argumentou que o AT não previu eventos na vida de Jesus. Os supostos cumprimentos deviam ser entendidos como nada mais do que fabricações. Os milagres de Jesus também poderiam ser contabilizados como lendas ou, pior, como práticas de feitiçaria. A suposta ressurreição era uma ficção dependente da mitologia pagã. E lampejos de verdade ou sabedoria encontradas na Bíblia foram tomadas emprestadas da filosofia grega, defendia Celso.
Esta obra influente de Celso exigia uma resposta, e Orígenes refutou-a brilhantemente ponto a ponto. Orígenes demonstrou cuidadosamente que as profecias do AT a respeito de Cristo não foram fabricadas, e ele notou que milagres, em certa medida, ainda eram vistos na vida daqueles que seguiam a Cristo. Orígenes exibiu cuidadosamente as evidências da ressurreição literal de Jesus por meio das confirmações de céticos como Tomé e Paulo. E Orígenes, por meio de uma comparação da mitologia pagã com a Bíblia, demonstrou não apenas a independência das narrativas escriturais dos milagres e da ressurreição, mas também sua superioridade como verdade.
_________
Fonte:
CABAL, Ted. Notable Christian Apologist: Origen. In CABAL, Ted (General Editor). The Apologetics Study Bible: Understand Why You Believe – Real Questions, Straight Answers, Stronger Faith. Nashville, Tennessee: Holman Bible Publishers, 2007
Tradução Walson Sales.
Traduzindo trechos e buscando editoras interessadas nas publicações. “Examinai tudo. Retende o bem.” I TS 5:21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário