domingo, 23 de maio de 2021

Walter L. Bradley



Por Samuel E. Matteson 


Walter L. Bradley (1943-), professor titular emérito de engenharia mecânica (Baylor University, Texas A&M University), é um proeminente defensor de que o universo e a vida são resultado da “atividade divina de criação” (Smarr, 2012). Ele é um membro da ASM International [Sociedade Americana Internacional de Metais], da American Scientific Affiliation [Associação Científica Americana] e do Centro de Ciências e Cultura do Discovery Institute. Ele é autor de numerosos artigos técnicos relacionados à sua especialização profissional em engenharia de materiais, bem como de muitos trabalhos sobre a interação entre o cristianismo e a ciência. 

Bradley teve destaque na estudo da criação com o lançamento de The Mystery of Life’s Origin: Reasoning Current Theories [O mistério da origem da vida: argumentação das teorias atuais] (Thaxton, Bradley e Olsen, 1984), em que ele e seus coautores criticaram enfaticamente as explicações sobre a origem da vida que recorrem à geração espontânea de compostos orgânicos inanimados. Seu livro foi considerado “um trabalho seminal para a teoria do design inteligente” (Discovery Institute, 2014). Além disso, em numerosas palestras públicas, Bradley chamou a atenção para a congruência entre as descobertas da ciência e os relatos de Gênesis, principalmente o big bang, que implica um universo físico criado, e não um universo eterno; o ajuste fino das constantes físicas da física que sugerem um universo não aleatório; e a natureza da terra e a sua história natural que parecem exclusivamente adequadas para que a vida exista. Assim, ele se caracterizou como um “criacionista da Terra antiga”. 

Bradley é um dos professores fundadores da Faculty Commons, o ministério da CRU [antiga Campus Crusade for Christ; no Brasil: Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo] que atua em faculdades. Ele foi chamado de “um exemplo excepcional, que se destaca nos meios acadêmicos, ao mesmo tempo em que busca ativamente as oportunidades para compartilhar Cristo. Ele foi pioneiro no ministério em faculdade e continua a encorajar professores em todo o mundo” (“Zero Out of 50”, 2011). 

Nos últimos anos, Bradley mudou seus interesses de pesquisa para aplicações de engenharia de materiais “para ajudar as pessoas mais pobres em partes subdesenvolvidas do mundo, fornecendo-lhes tecnologias úteis”. Em particular, ele, com colaboradores em Papua Nova Guiné, desenvolveu um composto para painéis de automóveis que emprega fibra de coco, um subproduto do seu processamento.

Desde sua aposentadoria de sua posição universitária, Bradley reside em Georgetown, Texas, EUA, com sua esposa Carol Ann Bradley. Ele também continuou a participar da pesquisa e a se apresentar quando convidado em palestras em todo os Estados Unidos.



_________

Fonte: 


MATESSON, Samuel E. Walter L. Bradley. Em COPAN, Paul [et all] (organizadores). Dicionário de cristianismo e ciência: obra de referência definitiva para a interseção entre fé cristã e ciência contemporânea. (tradução Paulo Sartor Jr). 1. ed. - Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2018, pp. 72, 73


Via Walson Sales


_________

REFERÊNCIAS E LEITURAS RECOMENDADAS

Discovery Institute, 2014. www.discovery.org/scripts/viewDB/index.php?com mand=view&printerFriendly=true&id=3594. 

“Zero Out of Fifty.” Frontlines. Newsletter da Faculty Commons, Campus Crusade for Christ, 2011. www.facultycommons.com/wp-content/ uploads/2010/11/Frontlines-Newsltr-Sept.pdf. 

Smarr, Jessica. “Ratio Christi Lecture Blends Science and Faith.” The Battalion (Texas A&M). 20 nov. 2012.

Thaxton, Charles B.; Bradley, Walter L.; Olsen, Roger L. The Mystery of Life’s Origin: Reassessing Current Theories. New York: Philosophical Library, 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário