domingo, 13 de junho de 2021

Claudius. klaw´dee-uhs (Gk. Klaudios G3087, aparentemente do Lat. claudus, “coxo”).

 Série do Bom dia com Teologia: Pequenos textos, grandes insights


O quarto imperador Romano (41-54 d.C.). Seu nome completo era Tiberius Claudius Drusus Nero Germanicus. Um jovem com deficiência física, ele viveu uma vida reclusa sob o imperador TIBERIUS, que era seu tio. Sob o imperador seguinte, Calígula, ocupou vários cargos importantes. Quando Calígula foi morto, Cláudio foi nomeado imperador pela guarda pretoriana em troca de uma generosidade considerável. Apesar de suas limitações, ele governou bem durante os primeiros anos de seu reinado. Cláudio foi favorável aos Judeus durante este período: dois decretos, um relativo à ALEXANDRIA e outro ao império, concederam-lhes tolerância religiosa, isenção do serviço militar e autogoverno parcial. Herodes AGRIPPA I, neto de Herodes, o Grande, o ajudara muito em sua ascensão ao trono e, em conseqüência, recebeu toda a Palestina.

A última parte do reinado de Cláudio, no entanto, foi marcada por intrigas e suspeitas. O governo estava nas mãos de seus libertos e das mulheres ao seu redor. Sua sobrinha Agripina se tornou sua quarta esposa, e ela o levou a afastar seu próprio filho Brittanicus [filho legítimo de Cláudio] em favor de NERO, filho de um casamento anterior de Agripina. Em 54 d.C., o imperador decidiu que Brittanicus deveria sucedê-lo, mas antes que pudesse tornar público seu desejo, Agripina o alimentou com cogumelos envenenados. [Nero foi o imperador da primeira perseguição oficial do império romano contra os Cristãos, sob ele sucumbiram Pedro e Paulo].

Claudius é mencionado duas vezes no NT. Em Atos 11:28, uma profecia foi feita por ÁGABO de que haveria uma “grande fome ... em todo o mundo Romano”; Lucas acrescenta: “Isso aconteceu durante o reinado de Cláudio”. Em 18: 2, somos informados de que PAULO, enquanto estava em Corinto, encontrou ÁQUILA e sua esposa PRISCILLA, Judeus que tinham ido para lá “porque Cláudio ordenou que todos os Judeus deixassem Roma”. Este evento é geralmente identificado com um incidente relatado por Suetônio: "Como os Judeus em Roma causaram distúrbios contínuos por instigação de Chrestus, ele [Cláudio] os expulsou da cidade" (Cláudius 25; o nome "Chrestus" é provávelmente um mal-entendido para “Christus”[Cristo]).


Fonte:


DOUGLAS, J. D.; TENNEY, Merrill C. (revised by Moisés Silva); Zondervan Illustrated Biblie Dictionary: The Most Accurate and Comprehensive One-Volume Bible Dictionary Available. 2nd Edition. Grand Rapids: Michigan: 2011


Tradução Walson Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário