POR LEONARDO MELO
INTRODUÇÃO
Através da Bíblia Sagrada e do Santo Espírito de Deus é que discernimos os falsos ensinos,falsos obreiros, falsos mestres, falsos sistemas religiosos e as falsas religiões da verdadeira religião e ensinamento. Foi assim nos primórdios da Igreja e continua atualmente. Satanás não se cansa de falsificar a Palavra de Deus, a Palavra de Deus é nosso cordel para aferir e desmascarar os falsos ensinamentos sobre Cristo e sua palavra. No texto Neo-Testamentário há diversas advertências para termos cuidados sobre o ensino da Palavra e qual a procedênciada fonte Não por acaso que Jesus e os apóstolos nos advertiram acerca dos falsos mestres e ensinamentos. Os Sinóticos trazem essas advertências: Mateus 24.4-5, 11, 25, 35; Marcos 13.5-6, 23, 31; Lucas 21.8, 33, além das cartas paulinas e petrina: I Tm. 4.1-2; II Tm. 2.16-20, 3.1-9; Tito 1.10-16; II Pedro 2.1-3, 10-22. Judas também alerta sobre os falsos obreiros que surgiriam nos últimos dias, 4-8.
Já no início do Cristianismo do primeiro século, a Igreja já se defrontava com os primeiros sistemas religiosos heréticos como os gnósticos e suas variantes dentro do próprio gnosticismo[Encratitas ou Continentes, o quietismo dentre outros], Judaizantes, Os Ofitas, o Montanismo, e outras correntes religiosas heréticas que foram surgindo através dos séculos e que em certa medida influenciaram o verdadeiro Cristianismo, produzindo verdadeiras aberrações doutrinárias e denominações heréticas. O Mormonismo e seu fundador Joseph Smith foi um dos que se deixaram levar por influência de demônios e criou sua própria religião, disseminando suas heresias mundo afora e segue enganando os incautos e ignorantes acerca da verdadeira Palavra de Deus.
O MORMONISMO – A INVENÇÃO DO ANJO MÔRONI E O LIVRO DOS MÓRMONS.
O apóstolo Paulo guiado pelo
Espírito Santo afirmou em uma das cartas dirigidas á Igreja na Galácia: “Mas,
ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que
já vos tenho anunciado, sejaanátema[maldito]”.“Assim, como já vô-lo dissemos,
agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do
que já recebestes, sejaanátema[maldito]”, Gálatas 1.8-9. Toda a revelação
profética tem que passar pelo crivo da Palavra de Deus. E, o mais importante
que talvez o fundador do mormonismo não sabia, é que o cânon oficial aceito
como tradição pela Igreja foi selado, encerrado há aproximadamente 1600 anos
atrás, de maneira que ninguém pode acrescentar outro fundamento. O livro do
Apocalipse traz essa recomendação em seu texto: “Porque eu testifico a todo
aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes
acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas
neste livro”;
“E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro
desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e
das coisas que estão escritas neste livro”.
“Aquele que testifica estas coisas diz:
Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus”, Apocalipse 22.18-20.O apóstolo Paulo ao escrever á Igreja
gregaem Corinto, segunda carta, II Co. 11.13-15:
“Porque tais falsos apóstolos
são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo”. “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se
transfigura em anjo de luz”.
“Não é muito, pois, que os seus ministros se
transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas
obras”. Temos nesses três versículos a revelação profética que reprovam todo o
sistema religioso-teológico dosMórmons. É como o apóstolo afirmou, “Porque
nadapodemos contra a verdade, senão pela
verdade”, II Co. 13.8. Nunca que a mentira irá prevalecer o tempo todo, vai ter
uma hora que Deus exporá sua falácia e desmascarará seu engodo e engano.
O falso evangelho pregado por Joseph Smith e seus seguidores tem se propagado pelo mundo. Advindo de uma estória que não encontra respaldo nem Bíblico nem arqueológico, eles vão prosseguindo em seus enganos. Segundo a tradição mórmon, o livro dos Mórmons narra a estória de dois povo. O primeiro desses povos ou civilização teve sua origem nos habitantes de Babel, isto é na Torre que tentaram ergue a revelia da vontade de Deus,por volta do ano 3000 a.C., segundo a cronologia mórmon parte desses povos dirigiram-se para a Europa e logo após, emigraram para a América Central. Uma outra civilização citada por eles, que são descendentes judeus que partiram de Jerusalém, aproximadamente no ano 600 a.C. antes do exílio, e dirigiram-se para a América do Sul, atravessando o Oceano Pacífico. O Livro pretende sintetizar a estória desses dois povos. Seu autor é um profeta chamado Mórmon. A primeira civilização era conhecida como Jareditas e foram destruídos por causa da corrupção, apostasia; já a segunda civilização que partiu de Jerusalém, são os Nefi, cujo líder leva o nome de seu povo, que também esses judeus piedosos devido a corrupção, foram aniquilados pelos índios da tribo Iamanitas. Segundo os registros das autoridades religiosas Mórmons, essa batalha se deu perto do monte Cumorah, na cidade de Palmyra, no Estado de Nova York, por volta do ano 385 d.C..
Após esses eventos históricos, e 1400 anos depois, Joseph Smith, segundo os relatos mórmons, no ano 1823, o anjo Môroni apareceu em visão a ele e o ordenou quedesenterrasse umas placas de ouro, pois nelas estavam a síntese doutrinária escritas das últimas civilizações, escritas estas em hieróglifo na língua egípcia. A tradução só foipossível através da consulta ao Urim e do Tumim feita por Smith[temos nessa atitude de Smith em consultar ao Senhor através do Urim e Tumim uma falácia doutrinária e uma mentira, pois essa ação cerimonial só cabia ao Sumo-Sacerdote, e isto fazia parte da Antiga Aliança Mosaica que estava debaixo da Lei]. A revelação recebida porJoseph Smith pelo anjo Môroni foram realizadas através da aparição[desenterrou] de quatro placas de ouro, a saber e cada placa continha uma mensagem: a Placa de Nefi, de Mórmon, as de Éter e as de Latão, ou placas de Latão de Labão. As Placas de Nefi narrava a história secular e algumas menores que traziam como conteúdo, eventos sagrados; o segundo grupo de placas continha um resumo das placas de Nefi, feito por Mórmon e alguns relatos históricos feitas por seu filho Môroni; já o terceiro grupo de placas continha os registros da civilização Jareditasintetrizada por Môroni, conhecidas como livro de Éter, já o último grupo de placas teriam vindo de Jerusalém e contém registros sobre os povos nefitas e teriam também em seu cerne escritos da Bíblia Hebraica e genealogias. Josseph Smith afirmou que recebeu essas placas em 1827 das mãos de Môroni, um ser que ressuscitara. conforme, MARTIN [1992. Vol. II, pg. 106-107].
A despeito de toda a sua espiritualidade e como um que tinha acesso aos oráculos divino, é razoável citarmos que o precursor do mormonismo, Joseph Smith envolveu-se durante seu ministério em vários imbróglios jurídicos, e sua seita praticava a poligamia. Dentre os problemas que Smith se envolveu, estaro litígio envolvendo Joseph Smith e o Sr. John C. Bennet que resultou em sua morte Seu antigo assessor[Bennet], que virou um opositor ferrenho da seita e de Joseph Smith, divulgando e denunciando através do jornal “The Nouvoo Expositor” a poligamia explícita praticada pela liderança e outros membros, porém, esta atitude redundou em perseguição implacável a Bennet, que culminou com sua destruição. Com a ação delituosa, foram presos Smith e seu irmão, Hyrum e no dia 27 de junho de 1844 um grupo de pessoas invadiu a cadeia onde os irmãos foram presos e os lincharam. Joseph Smith morre como um verdadeiro profeta e mártir para os adeptos da seita. Assume a direção da seita o Sr. Brigham Young. Ele dirigiu o destino da seita por mais de trinta anos e creditava a sua liderança a vontade divina, o mando profético segundo seu antecessor.
Teologicamente fazem parte da sua literatura doutrinária: O Livro dos Mórmons, queé para eles um livro que disputa a primazia nos ensinos da seita que juntamente com a Bíblia Sagrada, tem o mesmo valor!. Eles possuem ainda mais três livros queservem de apoio doutrinário: Doutrinas e Convênios, Pérola de grande valor e a Bíblia na versão Jaime[que segundo eles até onde conter parte da Palavra de Deus]. Porém,por uma operação do espírito do engano[demônios e Satanás] eles não percebem que estão debaixo de um jugo que lhes privam da liberdade de adorar ao verdadeiro DEUS.
CONCLUSÃO.
O adversário é especialista em falsificar a
Palavra de DEUS. O inimigo ao ser expulso dos céus com uma terça parte dos
anjos que se rebelaram contra Deus,não perdeu tempo e já procurou distorcer
as Palavras de Deus ordenada aos nossos
primeiros pais no Éden: “[...] : É assim que Deus disse: Não comereis de toda
árvore do jardim”?, Gn. 3.1b. e “E disse o
Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me
enganou, e eu comi”, Gn. 3.13. Essa trajetórianefasta do nosso inimigo perdurou
através dos séculos e atualmente estar bem presente em muitos sistemas
religiosos, dentre eles o mormonismo. É óbvio que o diabo tem sua cota de
participação e influência nasfalsas religiões, contudo o homem tem também suas
responsabilidades diante de Deus.
Porém, como a verdade ela
sempre triunfa, pois não há nada encoberto debaixo dos céus, então todos os
sistemasreligiosos e as falsas religiões são expostas ao crivo da verdade. O
mormonismo é uma dessas religiões falsas que ao passar o tempo da sua fundação
veio a tona suas mentiras teológicas porque a mentira em sí não tem
sustentação. É como afirmou o apóstolo Paulo: “Porque nada podemos contra a
verdade, senão pela verdade”, II Co. 13.8. É o próprio Deus o aferidor, o
padrão onde tudo é avaliado e medido através da sua Palavra. Segundo
estáescrito em Hebreus, 4.12-13, Salmos 139.1-5, 8-12
Há uma série de aberrações
doutrinárias-teológicas pregadas pelos mórmons. O Evangelho de Cristo é único,
o cânon já estar estabelecido. Nunca haverá possibilidades de abrir o cânon e
lhes acrescentar qualquer conteúdo doutrinário. Já estar encerrado. E de
maneira oposta ao que foi estabelecido pelos pais da Igreja como Palavra de
Deus que, conformea tradição, já estar fechado, consequentemente, não há como aceitar e crer nos absurdos
pregado pelos membros da seita e crer que ele, Joseph Smith recebeu uma nova
revelação de um novo evangelho, e o pior afirmar que foi o próprio Deus que o
revelou e o comissionou a pregar o tal novo evangelho, se fazendo passar assim por um novo arauto. Eu afirmo baseado nas
Sagradas Escrituras, o evangelho pregado pelos Mórmons é um evangelho maldito
sem nenhuma possibilidade de Deus estar presente nas reuniões que fazem, ainda
que utilizem em certa medida a Palavra de Deus.Deus não habita onde a mentira
se faz presente, pois, o pai da mentira é o próprio diabo, cf. Jó 13.7;Jo.
8.44;At. 5.3; II Ts. 2.9Porém, as Escrituras dizem o contrário. Observe o que
fala o apóstolo Paulo acerca da pregação de outro evangelho ou revelação: “Mas,
ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que
já vos tenho anunciado, seja anátema”, “Assim, como já vo-lo dissemos, agora de
novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já
recebestes, seja anátema”, Gálatas 1.8-9. Nos versículosanterior, Paulo não só
reprova o surgimento de um novo evangelho por um ser angelical, mas condena
aqueles que trocam a verdade pela mentira.
Enfim, como é característico
dasseitas ter suas próprias literaturas, os Mórmons tem as suas e elevá-la a
mesma importância e autoridade igual a da Bíblia Sagrada. Na realidade a liderança mórmon faz negócios
com aqueles que atendem suas´propostas com o engodo de um novo evangelho, de
uma nova unção, de uma nova cosmovisão. Sempre os hereges e apóstatas tem algum
novo diferencial a oferecer aos incautose ignorantes que não conhecem a Palavra
de Deus.Talvez Joseph Smith não sabia, é que temos a mente de Cristo, e somos
participantes dos mistérios de Cristo e o Espírito Santo não nos deixa
enganados, assim como as obras dos obreiros fraudulentos são manifestadas e reveladas
através de seus frutos e são reveladas
por Deus aos seus filhos: Mt. 7.16, 20;
12.33;Lc. 6.44;Rm. 8.16;I Co.2. 10, 16;ss. Amém.
FONTE.
1.
BÍBLIAAPOLOGÉTICA DE ESTUDO. Trad. João Ferreira de Almeida/
ACF. 2006. S. Paulo. 1657 pg.
2.
SMITH, Joseph. O LIVRO DE MÓRMON. 2011. 560 pg.
3.
MARTIN, Walter. O Império das Seitas.
Trad. Miriam Thalita Lins. 1992. Minas
Gerais/Belo Horizonte. Editora Betânia. Vol. II. 208 PG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário