Um esboço detalhado dos argumentos abordados no livro
[ Nota do tradutor: a tradução deste capítulo tem a intenção precípua de buscar editoras interessadas em comprar os direitos autorais e publicar a obra completa em português. Os demais objetivos são para informar os amantes de Teologia e Filosofia sobre assuntos correlatos diversos.]
Apêndice do livro
“The Case for the Resurrection of Jesus”
Um esboço detalhado dos argumentos abordados no livro
Por Gary R. Habermas e Michael R. Licona
O esboço a seguir resume as ideias e argumentos apresentados pelos autores. Estes apêndice pode ser usado como uma maneira conveniente de revisar e aprender os argumentos e como uma referência rápida. Os números das páginas após os pontos principais indicam onde encontrar a discussão completa [no livro].
B. Reivindicações de Jesus sobre si mesmo (p. 166)
1. Filho do Homem. Marcos 14: 61-62 (cf. Dn 7: 13-14).
a. Sua autenticidade
(1) O termo aparece no Novo Testamento apenas três vezes fora dos Evangelhos (Atos 7:56; Apocalipse 1:13; 14:14) e apenas três vezes nos escritos cristãos durante os primeiros 120 anos após Jesus (Inácio, Ef. 19; Inácio, Trall. 9; Barnabé, 12). É improvável que a igreja tenha originado o título Filho do Homem como uma autodescrição favorita de Jesus, quando a própria igreja não se referia a ele dessa maneira.
(2) O título usado nos Evangelhos é encontrado em todas as fontes dos Evangelhos.
(3) O título parece carecer de indicações de que foi resultado de uma evolução teológica, visto que, à primeira vista, parece ser um título que coloca mais ênfase na humanidade de Jesus.
b. Seu significado. O uso que Jesus faz do título em Marcos 14 parece fazer referência a si mesmo como o divino Filho do Homem de Daniel 7. Essa pessoa recebe autoridade, glória, poder eternos e é adorada. Ele cavalga as nuvens do céu, algo que a divindade faz (Salmos 104: 3; Isaías 19: 1).
2. Filho de Deus. Marcos 13:32
a. Sua autenticidade. Princípio do constrangimento em Marcos 13:32. Ao afirmar a visão de que Jesus é divino, Marcos não diria que há algo que Jesus não conhece.
b. Seu significado
(1) Na antiguidade, o termo Filho de Deus podia ser usado para designar um ser divino, líderes, filósofos, anjos e a nação de Israel. Mas o que Jesus quis dizer quando se referiu a si mesmo como "Filho de Deus"?
(2) Marcos 13:32. Anabasis (escala ascendente com ênfase crescente). Jesus é maior do que todos os humanos e todos os anjos. Assim, ele se entendia como Filho de Deus em um sentido divino.
c. Outros textos onde o título "Filho de Deus" é afirmado têm boas evidências: Mateus 11:27; Marcos 14:36.
Fonte:
HABERMAS, Gary R.; LICONA, Michael R. The Case for the Resurrection of Jesus. Grand Rapids, MI: Kregel Publications, 2004
Tradução Walson Sales
Nenhum comentário:
Postar um comentário