Um esboço detalhado dos argumentos abordados no livro
[ Nota do tradutor: a tradução deste capítulo tem a intenção precípua de buscar editoras interessadas em comprar os direitos autorais e publicar a obra completa em português. Os demais objetivos são para informar os amantes de Teologia e Filosofia sobre assuntos correlatos diversos.]
Apêndice do livro
“The Case for the Resurrection of Jesus”
Um esboço detalhado dos argumentos abordados no livro
Por Gary R. Habermas e Michael R. Licona
O esboço a seguir resume as ideias e argumentos apresentados pelos autores. Estes apêndice pode ser usado como uma maneira conveniente de revisar e aprender os argumentos e como uma referência rápida. Os números das páginas após os pontos principais indicam onde encontrar a discussão completa [no livro].
I. Testemunho Tendencioso (p. 124)
1. Paulo, que na verdade era tendencioso contra Jesus.
2. Tiago parece ter sido tendencioso contra Jesus.
3. Se o testemunho for rejeitado por vir de uma parte interessada, a maioria de nossas fontes históricas teria que ser rejeitada, uma vez que o autor escreveu sobre os eventos porque ele tem interesse no assunto.
4. Reconhecer o viés de um autor não leva automaticamente à conclusão de que o autor distorceu os fatos. Historiadores judeus que escrevem sobre o Holocausto têm motivos para relatar o que aconteceu. Isso favorece a exatidão histórica.
5. Falácia genética. Devemos reconhecer a diferença entre entender por que algo é acreditado e entender por que algo é verdadeiro.
6. Falácia ad hominem, isto é, atacar a fonte ao invés do argumento.
Fonte:
HABERMAS, Gary R.; LICONA, Michael R. The Case for the Resurrection of Jesus. Grand Rapids, MI: Kregel Publications, 2004
Tradução Walson Sales
Nenhum comentário:
Postar um comentário