quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

AS TRÊS GRANDES TENTAÇÕES DOS PENTECOSTAIS

Pastor José Gonçalves

 

Em 1929, o famoso teólogo britânico e líder da igreja Donald Gee advertiu os líderes das Assembléias de Deus que eles enfrentavam três tentações que poderiam colocar em perigo o jovem movimento pentecostal. Falando no Conselho Geral bienal das Assembléias de Deus realizado em Wichita, Kansas, Gee observou que aqueles que são cheios do Espírito Santo “chamam a atenção pessoal do diabo”. Ele listou três maneiras principais pelas quais Satanás tenta indivíduos, igrejas e movimentos pentecostais, tirados das tentações de Cristo (Mateus 4: 1-11).

De acordo com Gee, a primeira tentação de Satanás para Cristo e para o crente pentecostal é usar o poder de Deus para satisfação egoísta.

Satanás tentou Cristo a usar Seu poder espiritual para alimentar Sua própria fome. Gee declarou: “Nosso Senhor não transformou aquelas pedras em pão para se alimentar; mas não muito depois vamos encontrá-lo alimentando cinco mil ” com pão milagroso fornecido pelo poder de Deus. “Não fui batizado no Espírito Santo para me deliciar em um piquenique pentecostal ... Fui chamado para as multidões famintas.” O diabo ainda tenta aqueles que têm acesso ao poder de Deus para que desfrutem egoisticamente desse privilégio, sem se preocupar com o propósito de poder  alimentar um mundo faminto.

A segunda tentação dada a Cristo e à igreja pentecostal é ser pego pelo fanatismo.

O diabo tentou Cristo a mostrar o poder de Deus por meio de uma exibição selvagem de se atirar do pináculo do Templo, forçando Deus a fazer uma obra milagrosa para provar a si mesmo. Gee lembrou seus ouvintes: “O diabo citou as Escrituras! E a tentação de fanatismo é mais mortal quando tem uma aparência superficial de ser escriturístico.”

A cura para tal fanatismo, na avaliação de Gee, é conhecer todo o conselho da Palavra de Deus. Ele apontou para a declaração de Jesus a Satanás: "Está escrito  novamente ." Gee aconselhou: “Não fuja em duas ou três Escrituras, mas seja equilibrado em toda a Palavra de Deus. Quando o diabo diz: 'Este é um belo texto; você vai e faz algo simples sobre isso, 'você diz,' Está escrito de  novo, '”  e traz o restante das Escrituras para lidar com a situação.

A terceira tentação de Cristo e do movimento pentecostal é a tentação de abandonar a adoração pura a Deus em troca de popularidade. Gee lembrou aos pentecostais que o diabo disse a Jesus: “Se você prostrar-se e me adorar ... adote meus métodos ... eu lhe darei a multidão”. Gee lamentou: “Já estive em igrejas pentecostais que me fizeram pensar em um teatro ou em um concerto sagrado. Não queremos multidões a qualquer preço!” Gee pregou ao Conselho Geral: “Não pense que tenho medo das multidões. Eu quero elas. Se seguirmos as linhas de 'Não por força ou por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos', conseguiremos as multidões. As multidões estão mais famintas por salvação ... Alimente-as com a Palavra!”

Gee terminou seu sermão lembrando aos ministros das Assembléias de Deus que eles tinham a provisão para se proteger dessas tentações. Usando os dons do ministério descritos em Efésios 4:11, Gee ensinou que os apóstolos e evangelistas lembram aos crentes que o poder de Deus não é dado para fornecer egoisticamente “piqueniques pentecostais”, mas para alimentar um mundo faminto. Mestres e pastores são dados para fornecer ensino e orientação para evitar que a igreja caia no fanatismo. Os profetas dão o toque de clarim ao movimento pentecostal de que a Igreja deve permanecer fiel à adoração piedosa e não se desviar para truques que agradam às multidões que desviam a atenção da verdade da Palavra de Deus. Gee, em um encorajamento aos ministros, observou “que o Espírito do Cristo vivo está conosco, lutando contra o mesmo tentador, mas também nos conduzindo à mesma vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário