segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Transcrição do Podcast Quatro questões que mostram que o Cristianismo Bíblico é verdadeiro [Parte I]

 

Frank Turek do site Cross Examined

Traduzido, adaptado e ampliado por Walson Sales


Recebi recentemente um email de um fuzileiro naval Americano e sabia que esse homem não era nenhum fracote, mas neste e-mail ele estava completamente quebrantado. Ele não estava escrevendo como um fuzileiro naval durão, mas como um pai e um cristão totalmente destruído. Ele menciona que a filha dele era uma cristã exemplar, muito envolvida e reconhecida pelos serviços prestados na Escola Dominical e sempre foi a melhor aluna nas escolas cristãs que havia participado. Ela era líder da equipe de jovens da igreja, liderava todos os projetos dos jovens na igreja, já havia feito dezenas de cursos em instituições cristãs e havia passado por esses cursos com louvor e alcançou um nível tão alto de reconhecimento também nestas escolas e cursos que a ela foi proporcionado o direito de escolher a universidade que ela quisesse fazer o curso superior. E ela escolheu a Chapel Hill na Carolina do Norte com a intenção de se juntar a um grupo de estudos e evangelismo no campus chamado de Cruzada Estudantil para Cristo. 

E aqui o próprio Frank Turek comenta que ele próprio morou perto desta universidade e ele sabia que essa universidade era uma universidade completamente liberal, não era uma universidade tão amigável a fé cristã. 

E esse fuzileiro naval dizia no e-mail, olha eu enviei minha filha para esta universidade na Carolina do Norte e no primeiro semestre, com apenas 4 semanas de curso, ela ligou para o pai, e esse pai disse que as palavras de sua filha foram devastadoras, porque ela disse, “pai, eu já não acredito em Deus, Deus já não faz mais sentido pra mim”. E ele chocado, entrou no carro no final de semana, dirigiu durante 4 horas até Chapel Hill na Carolina do Norte pra conversar com a filha. Ele disse que ao chegar lá, sentou com ela e perguntou: “que história é essa que você não acredita mais em Deus?” Então ela respondeu, “olha, nós tivemos um professor aqui em Chapel Hill que disse que os evangelhos não faziam sentido, que ninguém sabia, de fato, quem havia escrito os evangelhos e que a Bíblia estava cheio de erros”.

Então o Frank Turek, depois de narrar esta história triste, diz Senhoras e Senhores, vocês acham que esta jovem abandonou o cristianismo em apenas 4 semanas, você acha que ela teve tempo de reconhecer, pesar, avaliar todos os argumentos contra e a favor da fé cristã em apenas 4 semanas? Será que ela teria condições de avaliar em apenas 4 semanas, todas as evidências a favor e contra a fé cristã? Será que ela teve condições de fazer uma decisão racional tão grande e significativa em apenas 4 semanas? Claro que não. O que aconteceu de fato foi que ela foi enviada para a universidade completamente desarmada e completamente despreparada. 

Qual a melhor forma de você ser vencido, destroçado, destruído em uma guerra? É você estar desarmado, é você a principio não saber que sequer você está numa guerra. Nós estamos em guerra pela mente e pelos corações. Está ocorrendo uma batalha pelo controle das mentes e das emoções. Não apenas os jovens, nós mesmos adultos, pastores e obreiros. A instituição mais anticristã na América provavelmente são as universidades, são as instituições mais agressivas e mais anticristãs. E o pior é que na verdade muitos jovens abandonam a fé cristã muito antes de entrar na universidade. Porque eles bebem uma quantidade enorme de ceticismo diariamente, constantemente nas redes sociais, diretamente no smartphone, que eles operam e bebem durante 24 horas por dia, sete dias por semana, bebendo em fontes anticristãs que fingem não serem anticristãs. Há trinta anos não tinha como essa condição e exposição existir. Hoje o ceticismo está disponível em todos os lugares, na televisão, na internet, nas redes sociais e os jovens estão bebendo dessas fontes 24 horas por dia. 

Avalie, por exemplo, em nossa realidade, um jovem assembleiano. Ele participa, em tese, da escola bíblica dominical uma vez por semana e passa, via de regra, uma hora em contato com o ensino proposto pela lição (o que, na maioria das vezes não alcança suas necessidades imediatas contra os ataques externos), e eles vão, tecnicamente (pelo menos deveriam), uma vez na semana ao culto de doutrina, onde ficam expostos ao ensino doutrinário por pelo menos uma hora (pelo menos também deveria ser assim de forma ideal). Mas, em contrapartida, eles estão sendo expostos a todo lixo ideológico, ceticismo, críticas ao estilo de vida sadio da fé cristã, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem um filtro, sem um preparo emocional ou intelectual. E eles estão sendo expostos a todo esse tipo de ataque e o que é pior nisso tudo é que eles não sabem responder, eles não foram treinados para responder, eles não tiveram as mentes e as emoções treinadas para se deparar com determinados tipos de situações e assuntos, abordá-los de frente, respondê-los e sair fortalecido. Para piorar, me parece que os obreiros não estão preocupados e nem sequer inteirados acerca dos principais ataques à fé cristã. Eles não tem consciência de quais são esses ataques, não sabem como respondê-los e não se interessam em respondê-los. E nós, como obreiros, estamos acostumados a dizer a nossos jovens para que eles apenas tenham fé, creiam. Agora eu te pergunto, será que esse conselho pode ser útil, efetivo em uma pessoa que está sendo atacada diuturnamente nas redes sociais, nas faculdades e nas escolas? Então quando os professores e obreiros cristãos dizem na escola dominical e nos púlpitos para que os jovens creiam no que está sendo dito, mas não preparam esses jovens a serem capazes de mostrar evidências, fundamentos da fé cristã, será que eles estão sendo realmente efetivos ou essas são apenas frases de efeito para que as pessoas apenas acreditem no que está sendo dito e ponto final?

Será que eles apresentam, de fato, os motivos do porquê eles sabem que o Cristianismo é verdadeiro, será que eles apresentam afirmações claras que mostram que todas as visões de mundo que se contradizem ao Cristianismo são falsas? Será que nós, como cristãos, não devemos obedecer ao grande mandamento da Lei que Jesus ensinou? 


E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Mateus 22:37


Será que devemos abandonar este mandamento e abrir mão das nossas faculdades racionais e intelectuais que Deus nos deu para lutarmos esta guerra? Pedro escreveu que devemos estar preparados:


Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 1 Pedro 3:15


Paulo afirma que foi posto para defesa do evangelho:


Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Filipenses 1:17


E nos incentivou veementemente para utilizarmos o nosso intelecto nesta guerra: 


Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; 2 Coríntios 10:4,5


Judas determinou que devemos batalhar diligentemente pela fé:


Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Judas 1:3


O profeta Isaías deixou registrado que Deus convida o povo a racionar junto com ele:


Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor. Isaías 1:18


Resumindo, em toda a Bíblia temos evidências claras de que devemos usar a razão em defesa da fé e mostrar evidências da veracidade da fé cristã. Talvez esse seja o motivo pelo qual 3 em cada 4 jovens que entram na faculdade nos EUA abandonam a fé cristã. Todos vítimas desse criticismo contra a fé cristã nas universidades e nas redes sociais. E hoje a minha intenção aqui é exatamente apresentar as quatro questões que mostram que o Cristianismo é verdadeiro. 

Então, como você sabe que o Cristianismo é verdadeiro? Temos que abordar essas quatro áreas e temos que investigar pra saber se de fato o Cristianismo é verdadeiro. 

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário