NOTAS SOBRE A SEGUNDA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES
Esta epístola parece ter sido escrita logo após a primeira, sobretudo porque algumas coisas naquela tinham sido mal interpretadas. Nesta ele, 1. Congratula sua constância na fé e os exorta a progredir diariamente em graça e sabedoria. 2. Corrige seu erro a respeito da vinda de nosso Senhor. E, 3. Recomenda vários deveres cristãos.
DIVIDE-SE EM CINCO PARTES:
I. A dedicatória, Cap. 1.1, 2
II. Ação de graças e oração por eles, Cap. 1.3-12
III. A doutrina acerca do homem do pecado, Cap 2.1-12
Por esse motivo ele os conforta contra esta provação, Cap 2.13, 14
Acrescentando exortação e oração, Cap 2.15-17
IV. Uma exortação à oração (com uma oração por eles), Cap 3.1-5
Para corrigir os desordenados, Cap 3.6-16
V. A conclusão, Cap 3.17, 18
I. 3. É bem notável que o apóstolo envolve seu louvor dos homens no louvor a Deus, dando a Ele a glória. A vossa fé cresce – Provavelmente ele teve notícia deles desde o envio da primeira carta. Transborda – Como um rio que inunda suas margens e, todavia, vai se espalhando ainda mais.
4. Que suportais – Para que sejais havidos por dignos do reino.
5. Prova clara – Isto é tratado no versículo 6 em diante.
6. É justo diante de Deus – (Seja lá como os homens julgarem) Transferir a opressão de vós para eles. E é digno de nota que por volta deste período, na páscoa, tendo os judeus provocado um tumulto, muitos, alguns calculam trinta mil, foram mortos. São Paulo parece fazer alusão a este princípio das dores, 1Ts 2.6, que só irá terminar após sua destruição.
8. Tomar vingança – Deus explicitamente permite isto? Ou, como o Senhor uma vez fez chover, de sua parte, enxofre e fogo do céu, Gn 19.24, um fluxo de fogo sai dele para sempre? Que não conhecem a Deus – (A raiz de toda maldade e miséria) Que permanece na ignorância pagã, que não obedecem – Isto se refere principalmente aos judeus, que tinham ouvido o Evangelho.
9. Da glória do seu poder – Estremeçam, corajosos! Perdição eterna – Assim como seus pecados não terão fim (já que a mesma inimizade contra Deus irá continuar), da mesma forma sua punição: o pecado e sua punição andando em paralelo por toda a eternidade. Eles devem necessariamente ser excluídos de todo bem e de toda sua possibilidade, da face do Senhor – Na qual consiste, principalmente, a salvação dos justos. Que terrível punição seria esta se, por tomar vingança, nada mais significasse senão ser banido de Sua face!
10. Ser glorificado nos seus santos – Pois a maravilhosa glória de Cristo resplandecerá neles.
11. Todo desejo de bondade – O que é nada mais, nada menos do que perfeita santidade.
12. Que o nome – O amor e o poder, de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós – Gloriosamente revelado em vós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário