Por Dyêgo Alves
A maneira como se vê as coisas, as concepções construídas sobre algo, a ótica sobre princípios tem uma influência grandiosa sobre a vida das pessoas. A forma como enxergamos o que nos cerca causa fortes consequências em todo nosso ser, algumas até inamovíveis. Esse conjunto de características nada mais é que uma visão de mundo; conhecido pelos estudiosos como cosmovisão.
Uma cosmovisão é necessária para toda e qualquer pessoa. Caso não haja uma visão de mundo a pessoa estará perdida na vida, sem sentido. Pode se considerar que uma cosmovisão está estritamente ligada a identidade das pessoas. Sendo assim, se quiser conhecer sobre uma pessoa procure qual seja sua visão de mundo. Mas o que é cosmovisão?
Para Kenneth Richard Samples (2018, p. 398):
Em termos bem simples, cosmovisão pode ser definida como alguém vê a vida e o mundo como um todo. Uma cosmovisão funciona como um par de óculos, como uma lente interpretativa através da qual se dá sentido à vida e se compreende o mundo ao seu redor. ...
Em termos mais técnicos, uma cosmovisão é uma estrutura mental que se organiza como a mais completa. Essa estratégia é uma visão abrangente do que uma pessoa considera real, verdadeiro, racional, bom, valioso e belo.
Ao avaliar a citação acima, é perceptível que uma cosmovisão atende a todas as demandas, quer seja nas questões mais usuais, operativas do cotidiano, como também as mais complexas, as que tem uma dedicação mais bem elaborada para se compreender. Tal abrangência é notada através da assimilação que é feita sobre um referido tema, ideologia ou doutrina; levando aquele portador da cosmovisão a se posicionar sobre algo de acordo com a mesma.
A abrangência da compreensão do que está relacionado a si, faz com que a pessoa aplique essa compreensão na sua vida. Isso é um tanto quanto comprometedor, uma vez que constrói uma identidade, um conjunto de opiniões sobre o que for apresentado, partindo de princípios tidos como essenciais à vida. Quando é destacado sobre o verdadeiro, racional, bom, valioso e belo; observa-se que a forma que considera esses pontos, traz consequências incisivas à vida de qualquer pessoa.
Ainda sobre o conceito de cosmovisão, para Norman Geisler (2002 p.188) cosmovisão é:
Modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã e Weltanschau-ung, que significa um “mundo e uma visão de vida”, ou “um paradigma”. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino.
A realidade é um fato inevitável na vida. O imaginário pode ser desejável, levando a pessoa a buscar sua realização, mas é incerto uma vez que depende de fatos e acontecimentos. A realidade é verdadeira, certa, verídica isso tem uma importância distinta no que tange a cosmovisão, pois ela fará com que se observe a realidade sobre uma direção, não dando espaço para ilações descabidas ou assuntos que não promovem impacto na vida das pessoas. Por isso a cosmovisão observa a realidade como um todo na vida, gerando por sua vez paradigmas que embasam a existência das pessoas.
Os paradigmas como diz Dr. Geisler são direções que se tem na vida tanto no entendimento quanto na conduta; sendo assim, a cosmovisão pode ser um conjunto de paradigmas em sintonia no que diz respeito a questões importantes. Essa sintonia faz com que as questões de suma importância estejam estritamente relacionadas e sejam coerentes, para se manterem firmes diante das demandas que possam ser apresentadas. Nesse sentido, há muita importância em ter uma visão correta sobre leis, Deus, moral, mal, educação, valores, propósito, destino; pois tais questões influenciam diretamente na vida do ser.
A visão de mundo deve ser consistente em fazer com que seus pressupostos uma vez associados, solidifique a vida de quem a vive. Isso se dá pelo fato de que as questões que se apresentam nessa vida como um todo, requer uma razão de ser, estar e permanecer. Caso seus paradigmas não forem eficientes para tratar as questões da vida, a cosmovisão perderá força na conduta do ser humano, deixando o mesmo sem rumo nas veredas da vida.
A cosmovisão deve responder e dá sentido as questões mais intrigantes da vida. A humanidade se sente preocupada diante de fatos comprometedores e busca para tanto uma razão de ser, uma palavra que seja um bálsamo em suas vidas. Nessa linha de raciocínio, a escolha de uma visão de mundo é um divisor de águas na vida de qualquer pessoa, logo, qual visão de mundo seria a mais completa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário