quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Richard Coords, “Predestinação”

Predestinação é um termo bíblico, referindo-se a tudo o que Deus, antecipadamente, planejou e decidiu realizar. Aqui estão alguns exemplos encontrados na Bíblia:

Lucas 22:22: "‘Porque, na verdade, o Filho do Homem vai conforme o que está determinado; mas ai daquele por quem Ele é traído!’”

Atos 2:23: "‘Este homem, entregue pelo determinado propósito e presciência de Deus, vós o crucificastes pelas mãos de homens ímpios e o matastes.’”

Atos 4:27-28: "‘De fato, nesta cidade se ajuntaram contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste, tanto Herodes como Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram que acontecesse.’”

Romanos 8:29: "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

1 Coríntios 2:7: "Mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria oculta que Deus predestinou antes dos séculos para nossa glória.”

Efésios 1:5-6: "Em amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua vontade, para o louvor da glória de Sua graça, a qual Ele nos concedeu gratuitamente no Amado.”

Efésios 1:11: "Nele, também fomos feitos herança, tendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade, a fim de que nós, os primeiros a esperar em Cristo, sejamos para o louvor da Sua glória.”

A "predestinação" bíblica pode tratar tanto dos planos eternos de Deus para os cristãos quanto de eventos específicos, como o Calvário, nos quais os planos de Deus utilizam Sua “presciência” onisciente, evidente em Atos 2:23. Afinal, por que Deus não usaria Sua onisciência em todas as Suas atividades? Certamente, Deus tem essa capacidade. Se Jesus soube da futura escolha livre de Pedro, que o negaria três vezes antes que o galo cantasse (João 13:38), parece razoável que Deus utilizasse Seu conhecimento ilimitado de todas as coisas (reais e potenciais) como base para Suas próprias interações, guiando tudo em direção ao Seu objetivo predeterminado.

Embora os termos “predestinar” e “pré-ordenar” indiquem uma pré-determinação, os termos “destinar” e “ordenar”, sem o prefixo, podem implicar planejamento condicional. Por exemplo, Isaías 65:12 afirma: "Destinarei vocês para a espada, e todos vocês se curvarão à matança. Porque chamei, mas vocês não responderam; falei, mas vocês não ouviram. Vocês fizeram o mal aos meus olhos e escolheram aquilo em que eu não me agradava." Portanto, se Deus destina algo, ainda pode ser condicional.

A diferença com o Calvinismo é que os não calvinistas acreditam na predestinação condicional, ou seja, que Deus planeja contingentemente eventos com base em Sua presciência dos pensamentos e intenções dos envolvidos.

O que os calvinistas acreditam?

R.C. Sproul: “Em resumo, podemos definir a predestinação de forma ampla como segue: Desde toda a eternidade, Deus decidiu salvar alguns membros da raça humana e deixar o restante da raça humana perecer. Deus fez uma escolha — Ele escolheu alguns indivíduos para serem salvos para a bem-aventurança eterna no céu, e escolheu outros para deixá-los seguir seu curso, permitindo-lhes sofrer as consequências de seus pecados, o castigo eterno no inferno.” [436]

Nossa resposta:

Em outras palavras, “predestinação” amplamente significa o que é definido de maneira restrita apenas no Calvinismo. A realidade, no entanto, é que não há nenhum aspecto da predestinação bíblica que trate de Deus supostamente escolhendo certos incrédulos para transformá-los em crentes.

Adrian Rogers: "O que é predestinação? Predestinação não é Deus dizendo desde a eternidade que um homem vai para o céu e outro vai para o inferno. Predestinação trata principalmente do que Deus pretende fazer para aqueles que confiam Nele e do que Deus fará pelas pessoas salvas. A predestinação me ensina, com a autoridade de Deus, que, quando confiei em Cristo como meu Salvador e Senhor pessoal, eu serei como Jesus Cristo." [437]

Adrian Rogers: "Quando Deus me vê recebendo Cristo como meu Senhor e Salvador pessoal, Ele me predestina para ser como o Senhor Jesus Cristo. ... Quando Deus tomou a decisão de me conformar à imagem de Cristo, isso começou com a minha decisão de aceitar Jesus como meu Salvador." [438]

Tradução Walson Sales

Referências:

[436] What is Reformed Theology? (Grand Rapids, Michigan: Baker Books, 1997), 141.

[437] Adrian Rogers, What We Have in the Lord Jesus, Ephesians 1:1-12, 1995.

[438] Foundations For Our Faith: A Solid Word For An Unsure Age, Vol. II, A Study In Romans Chapters 5-9 (Memphis, TN: Love Worth Finding, 1998), 105, 106.

Este post foi extraído com permissão de Richard Coords, *Calvinism Answered Verse by Verse and Subject by Subject*, © 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário